sábado, 11 de fevereiro de 2012

TERREIRO DO PAÇO - TERREIRO DO POVO





1911: Operários da panificação, em greve, aguardam a comissão que foi agradecer ao ministro do Interior a promulgação do decreto sobre o descanso semanal.
Fotografia de Joshua Benoliel.
Arquivo Municipal de Lisboa




TERREIRO DO PAÇO – TERREIRO DO POVO

Retomamos o contacto com os nossos os amigos e com quem nos visita no Blog da União dos Desemprecários no dia em que o Terreiro do Paço, a simbólica praça do poder velho em Portugal, vira um Terreiro do Povo.
Porque aí se juntam hoje muitos milhares de trabalhadores de todo o país, respondendo ao chamamento da CGTP, para mostrarem o seu repúdio por todas medidas que o actual Governo tem aprovado a mando da troika capitalista.

Também nós lá estamos.
Porque queremos lamentar-nos menos e buscar mais soluções.
Porque, ao contrário de quem hoje nos desgoverna, sabemos que cabe ao Estado criar emprego e criar condições para que outros o criem.
Porque não queremos ser piegas.
Nem queremos gastar a vida nas teclas do telemóvel.
Nem queremos olhar de lado as avós que recebem uma pensão pelas rugas que lhes sulcam a cara sem culpa de todos os anos que labutaram sem quaisquer direitos sociais.
Nem queremos acusar os pais porque querem manter o “privilégio” do emprego fixo que alcançaram, pelas greves que fizeram (ou outros por eles), e que por isso ainda nos sustentam os intermináveis dias sem trabalho.
Nem queremos aceitar que o tempo só anda para trás para nos tirar as possibilidades que nunca tivemos e nunca anda para a frente para realizar os sonhos que já esquecemos.

Com vocês aqui vamos estar, mais amiúde.
Assim esperamos!











Sem comentários:

Enviar um comentário