quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Desemprego e trabalho precário sobem como nunca

Segundo os dados hoje apresentados pelo INE o desemprego em Portugal atingiu no fim de 2011 o máximo histórico de 14%, elevando para 771 000 as pessoas inscritas nos centros de emprego, enquanto o número de "inactivos desencorajados", ou seja, quem já desistiu de procurar emprego e por isso não entra para a taxa oficial, triplicou nos últimos três anos e são hoje 83 mil pessoas nesta situação.
O mesmo se passa com a precariedade laboral que só o ano passado cresceu 83% em relação a 2010, correspondendo a mais de 140 500 pessoas nessa situação.
 Os jovens são os mais atingidos tanto desempregados como precários. Entre os 25 e os 34 anos, mais de um terço dos jovens estava sem emprego em Dezembro do ano passado. 
O Algarve é a região do país mais atingida pelo desemprego com o máximo também histórico de 17,5%. A União dos Sindicatos do Algarve (CGTP) chamou a atenção de que há muito vem alertando para a gravidade desta situação e aponta o "conjunto de medidas recessivas tomadas pelo Governo” como causa desta tendência, temendo que o primeiro trimestre deste ano, como normalmente acontece, registe uma nova subida do número de desempregados na região.



Sem comentários:

Enviar um comentário